Ergonomia – A ciência da prevenção de lesões

12 de fevereiro de 2020 por innove

Um equilíbrio deve ser alcançado entre o elemento humano no desempenho do trabalho, bem como os resultados mensuráveis da ergonomia e melhoria do processo.

Ergonomia é definida como: “[…] a disciplina científica preocupada com a compreensão das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos ao design, a fim de otimizar o bem-estar humano e o sistema geral. desempenho.[…]”(IEA – International Ergonomics Association)

De acordo com a legislação brasileira, o empregador tem a responsabilidade de fornecer um ambiente de trabalho seguro, livre de riscos à segurança e a saúde dos trabalhadores. A organização, deve levar em consideração todas as formas e tamanhos das pessoas (antropometria) e, levar em consideração as capacidades e limitações do corpo humano na hora de elaborar o design do posto de trabalho.

A ergonomia é a ciência da prevenção de lesões.

Manter os funcionários e suas famílias seguros e saudáveis no trabalho e em casa precisa se tornar parte integrante do DNA das empresas. Quando os funcionários vizualizam a gerência aceitando responsabilidades e construindo uma cultura de prevenção e bem-estar, é mais provável que eles aceitem a responsabilidade pela adoção de bons hábitos de saúde e segurança. O objetivo dos programas de saúde e segurança ocupacional (SSO) devem ser os de construir uma cultura de prevenção que elimine risco de lesões e promova a saúde e o bem-estar de todos os funcionários.

Embora nós acreditemos que a ergonomia seja uma parte muito importante da prevenção de lesões do sistema osteomuscular, essa abordagem não é suficiente por si só. Nossa experiência nos ensinou que as pessoas estão no centro de um sistema de gerenciamento e prevenção de distúrbios do sistema músculo-esquelético que é eficaz no local de trabalho. Os fatores de risco associados às pessoas, bem como ao local de trabalho, não devem ser negligenciados por parte da organização.

Os programas de saúde e segurança ocupacional bem-sucedidos adotam uma estratégia de “pessoa como um todo” para prevenção de lesões e doenças, construindo uma cultura de prevenção, integrando uma boa mistura de atividades e programas organizacionais projetados para apoiar estilos de vida saudáveis juntamente com a eliminação de riscos no local de trabalho.

Liderar pessoas é a arte da prevenção de lesões!

Como a ergonomia é tratada na sua empresa?

hashtag#ergonomia hashtag#dor hashtag#fisioterapeutasdotrabalho hashtag#gestãoemergonomia hashtag#doençasocupacionais hashtag#saúdeesegurançadotrabalho hashtag#prevenção hashtag#indicadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *