Por que ERGONOMIA? Por que PREVENÇÃO?

8 de novembro de 2019 por innove

Acreditamos que a prevenção é melhor do que o tratamento e, que uma lesão no trabalho é demais.

É por isso que nosso negócio existe, e, por que continuamos a praticar nosso trabalho. É por isso que fazemos gestão ergonômica. É por isso que medimos nossos resultados. É por isso que continuamos sempre evoluindo.

Infelizmente, existem algumas coisas que atrapalham a mentalidade de prevenção. Nós somos “bombardeados” por outras preocupações como: falta de tempo, dinheiro ou coragem para fazer as coisas certas e levar o programa de Saúde e Segurança Ocupacional na empresa onde ela precisa.

Algumas das frases mais comuns que ouvimos são do tipo: “Vai ser difícil.”, “Cumprimos o necessário; isso é bom o suficiente.”, “A empresa tem outras prioridades.”, ou ainda “Nunca aconteceu nenhuma cobrança a respeito disso, então vamos esperar.”.

Essas declarações são as matadoras do sucesso de um Sistema de Gestão Ergonômica eficiente.

Simplesmente “cumprir o necessário” exigido pela legislação não é a melhor maneira de fazer negócios. A melhor maneira de fazer negócios é ir além da conformidade e transformar o desempenho humano em uma vantagem competitiva para os seus negócios. Chegou a hora da Saúde e Segurança do Trabalho crescer e sentar à mesa principal.

A Gestão em Ergonomia, com o foco na prevenção de lesões e bem-estar psicossocial é boa para os negócios e ótima para as pessoas. Todos se beneficiam, é a coisa certa a fazer, e, existem evidências crescentes para apoiá-la.

A prevenção é boa para os negócios

Existe um argumento comercial para ergonomia, prevenção de lesões e bem-estar? Claro!

A ergonomia é boa para os negócios. Por exemplo, o Departamento do Trabalho e Indústrias do Estado de Washington revisou 250 estudos de caso de ergonomia e concluiu que a ergonomia tem muitos benefícios para os negócios. Entre eles estão: os custos reduzidos, uma maior e melhor produtividade, uma melhor qualidade do produto, um maior envolvimento dos funcionários e uma melhor cultura geral de saúde e segurança.

O bem-estar é bom para os negócios. Precisamos ir além da prevenção de lesões e também promover a saúde e o bem-estar das pessoas. A prevenção é ótima para as pessoas

Ergonomia, prevenção de lesões e bem-estar são ótimas para as pessoas.

Quando há uma lesão, adicionamos um número à contagem geral e, no final de um período especificado, revisamos os números. Precisamos lembrar que esses números representam pessoas e que as lesões são uma experiência dolorosa e dispendiosa para elas.

Prevenir essa experiência dolorosa e cara é simplesmente a coisa certa a se fazer.

Os funcionários que sofrem de um distúrbio osteomuscular incapacitante têm seu nível de renda diminuído em média 40% em cinco anos, o que se traduz em um impacto drástico e duradouro em: a) sua capacidade de sustentar sua família e; b) sua qualidade de vida.

Isso é inaceitável para hoje em dia. Está claro que todos os esforços devem ser feitos para ajudar as pessoas que trabalham em sua empresa a manter e melhorar sua saúde. Pense em prevenção.

A prevenção hoje, melhora o retorno amanhã; é boa para os negócios e ótima para as pessoas.

E a sua empresa, pensa em prevenção? A sua empresa faz o gerenciamento das queixas de sobrecarga músculo-articular? A sua empresa faz o gerenciamento dos afastamentos?

#prevenção #ergonomia #gestãoergonômica #fisioterapiadotrabalho #indicadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *